terça-feira, 12 de junho de 2018

Qual Sua relação com os juros - parte 1

Queridos leitores (ou querido dário)!!!!
Estava eu filosofando no momento de maior improdutividade possível em minha residência e percebi que as vezes as pessoas deixavam de tomar um rumo na vida, perdendo oportunidades imensuráveis por não entender uma situação extremamente simples.....
No mundo existem 2 tipos de pessoas: AQUELAS QUE PAGAM JUROS E AQUELAS QUE RECEBEM JUROS.
Como vocês podem perceber, os 2 tipos de pessoas estão em negrito, e a importância de entender em qual dos grupos você está pode ser determinante em sua vida, pois permite adequar seu modo de viver, diminuir fraquezas e potencializar virtudes.
Para ilustrar imaginemos a seguinte situação: VOCÊ quer um celular top de linha ( não estou questionando se deveria ou não comprar) que custa 2 mil reais. Ao questionar o vendedor você foi informado que a vista ele sairia por 1500 reais (Para juntar o dinheiro necessário você levaria 5 meses), ou 10 prestações de 250 reais o que totalizariam 2500 reais. Diante do caso hipotético, o que você faria?
 Aqueles que optaram pela compra parcelada são as pessoas que pagam juros e, aqueles que preferem juntar paga logo após comprarem podem ser caracterizados como as pessoas que recebem juros. A pergunta que fica nobres leitores, por queê???( não julguem pois fiquei com preguiça de pesquisar os PORQUES) A resposta é simples, algumas pessoas ( me incluo nessa) tem avariza de pagar qualquer tipo de juro, pois imaginam o quanto estão perdendo nesta transação e o custo de oportunidade ( que determina em que outro projeto aquele dinheiro perdido poderia ser empregado).
Cabe ressaltar que não é objetivo deste post tão pouco deste blog determinar qual o estilo de vida você deve seguir, mas somente auxiliá-los a perceber algumas nuances que podem ocorrer em sua vida e extrair o máximo de cada situação.
Como o post seria muito longo resolvi dividi-lo em partes 1 e 2, mas para dar uma ideia geral percebemos que as pessoas que pagam juros tem uma tendência a buscar o prazer momentâneo, ou o mais rápido possível, abrindo mão no futuro de algo em prol de um desejo atual. Já as pessoas que recebem juros tem a ideia do prazer gradual, onde o objetivo final se sobrepõe ao agora, ele espera que o resultado final seja maior que as partes que o compõe (podemos entender como se o bolo de aniversário fosse mais saboroso que suas partes separadas).
Ao descobrir em qual grupo você se encontra o correto é extrair o que cada um tem de melhor: Se escolho pagar juros para ter um celular devo usá-lo ao máximo, todos aplicativos, em todos momentos de forma a ter o maior prazer possível para compensar possíveis perdas em forma  de juros. Se eu escolho juntar o dinheiro tenho que ter em mente que o que economizo com os juros deve ser revertido para mim na forma de algum bem que me traga prazer e compense o período de abstinência ( Temos que ter em mente que o ato de economizar/investir deve ser um meio e não o fim).
Dito isto, no próximo post irei fazer algumas recomendações (não irei redescobrir a roda), simples sugerindo algumas atitudes que podem diminuir o impacto das decisões tomadas.
Para finalizar gostaria de saber de vocês, leitores, que são os maestros deste blog: Qual tipo de pessoa você é, PAGADOR OU RECEBEDOR DE JUROS?
Um abraço,

Investidor Doméstico.



12 comentários:

  1. Curto receber um jurinho.. tanto é que estou no ramo da agiotagem. Só que nunca curti comprar nada A PRAZO ! na verdade acho que nunca comprei nada a prazo. Só compro se tiver dinheiro .

    ResponderExcluir
  2. Eu também estou nesse grupo, já comprei pagando juros mas a sensação não foi nada boa!!!

    ResponderExcluir
  3. Também não gosto de pagar a prestação. Só se não tiver jeito mesmo, se for urgente. Exemplo: se precisar de algum eletrodoméstico como geladeira, maquina de lavar, e não tenho o money todo, não tem o que fazer. Mas para celular e outras modernidades considero dinheiro jogado fora. Quando acaba de pagar o teu já tá fora de linha (risos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Muito boa a sua participação, inclusive não tinha me antenado para a questão da necessidade, estava pensando mais na questão do prazer e autoconfiança. Com sua permissão vou adicionar isso a segunda parte do post.

      Excluir
  4. Só um adendo, nunca deixem parente nenhum saber que você tem dinheiro guardado. Sempre tem a desgraça que vive como se não houvesse o amanhã, o dinheiro que entra sai na mesma velocidade, gozando a vida no bem bom. Aí quando acaba o money, tá no desespero, a desgraça vem atrás de ti fazendo tragédia pedindo dinheiro emprestado (já sabe que nunca vai te devolver, conhecendo a peça rara). Se não o ajuda, a desgraça sai falando mal de você para a família inteira, e o pior que tem aqueles que se morrem de pena dele, sofrem com ele (mais risos), e te acham um monstro insensível. Af., parente é serpente ( não vamos generalizar é claro). O pior é que alguns ditos "amigos" não fogem muito disso não. Portanto, deixem sempre as pessoas pensarem que tu é um fodido na vida, a paz e a tranquilidade de espírito agradecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou parente é um caso a parte!!! Tenho um tio que comentamos sobre tudo um com o outro e ele tem muito dinheiro, só que a esposa gasta tudo que recebe e as vezes o dele sem ele saber. Um dia ela me pediu 2 mil reais, disse que precisava muito, eu emprestei e quando descobri era para fazer a ceia de natal, que ela faz questão que ninguém contribua, pois, segundo ela já era tradição. A partir daí toda vez que um parente pergunta sempre reclamo da vida... contraguerrilha!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Um abraço,
      Investidor doméstico.

      Excluir
  5. Eu também detesto pagar juros, porém algumas vezes eles são inevitáveis. Hoje com quase 30 anos tenho uma vida estabilizada, mas no início se eu quisesse ter algo eu tinha que entrar nessa. Hoje eu só pagaria juros por um produto caso ele fosse para me gerar renda. Caso ele seja um passivo, espero o máximo que puder até ter o valor para pagar à vista.

    Ótima iniciativa e parabéns pelo post (livre de chororô como alguns blogs por aí).

    Abraços diabísticos.

    ResponderExcluir
  6. Grande pobre diabo,
    Primeiramente obrigado pela visita!!!
    Sua visão é interessante, pretendo também utilizar na parte 2 do post, a visão de uma pessoa no início da caminhada financeira deve ser diferente daquela pessoa estabilizada. No início por necessidade podemos nos valer dessa tática, inclusive já paguei juro para financiar um carro, que era necessário no momento. Quanto a segunda parte, se fôssemos um país civilizado seria mais fácil contrair empréstimos para renda passiva, mas aqui o spread bancário é enorme, o que inviabiliza essa tática com raríssimas exceções, como empreender (tô fora).
    Um abraço,
    Investidor doméstico.

    ResponderExcluir
  7. Olá acho muito bom blogs de finanças é que se multiplicam mais, vamos fazer parceria//

    https://destruidor26.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse eh sem duvida o melhor blog das finanças: os últimos posts parecem uma aula para a vida... De investidor Domestico para Professor

    ResponderExcluir