terça-feira, 26 de junho de 2018

Finanças para pessoas Normais - CUSTO DE OPORTUNIDADE -

Olá queridos amigos, vamos juntos rumo ao desenvolvimento pleno!!!!!

Como dito em uma postagem anterior, é interesse desse blog tratar de diversos temas, buscando estimular o desenvolvimento em diversas áreas, como financeiro, físico, intelectual e comportamental. Para não ficar repetitivo iremos discutir algo relacionado a finanças na terça e às sextas assuntos relacionado a comportamentos, qualidade de vida.
Entrando em nosso assunto da semana, vocês sabiam o que é custo de oportunidade e qual sua aplicação em finanças e na nossa vida???
O custo de oportunidade é o custo que teremos em renunciar a algo em prol de uma escolha. Imaginem que você compre 1000 ações de ITAUSA (que é uma excelente empresa), ao adquirir tal empresa você abre mão de todos outros produtos disponíveis no mercado (CDBs, LCIs, Tesouro Direto, Outras ações) para tê-lo em carteira, abre mão inclusive de viajar, comprar roupas, pagar uma prostituta, tudo isso para adquirir a empresa ITAUSA. Outro exemplo muito comum é a compra de um imóvel, ou você compra à vista ou à prazo, nessa compra você abre mão de todas as opções acima citadas para ter um imóvel para chamar de seu.
Conceitualmente percebemos que o custo de oportunidade pode também ser aplicado ao mundo "real", ou tangível. Toda vez que você se relaciona com alguma pessoa, seja apenas por amizade, buscando uma relação sexual ou amorosa você abre mão de inúmeras situações, inclusive do seu bem mais precioso: O tempo. Quando você come alguma gordice, como um hambúrguer, você abre mão do seu dinheiro, seu tempo e provavelmente da sua saúde em função de um prazer buscado no paladar.
Mas, após entendermos o conceito fica uma pergunta: Será que valeu a pena? E aí que mora a importância de sabermos que rotineiramente fazemos diversas avaliações para vivenciarmos algo, seja em uma aplicação financeira, em um relacionamento amoroso ou renunciando ao nosso tempo e dinheiro para frequentarmos a academia.
Financeiramente falando, é fácil avaliar o custo de oportunidade, via de regra uso a taxa SELIC que  é a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia  para títulos federais, o Tesouro Selic é um título público que o governo paga juros aos "emprestadores", extremamente conservador que garante um pequeno retorno real ( fica para uma próxima postagem).
Porém, felizmente o mundo não é só dinheiro, temos que ter conforto, qualidade de vida e aproveitar nosso tempo na terra ao máximo. Portanto, saber dosar as nuances que envolvem uma escolha, financeira ou não é X da questão. Cientes do custo de oportunidade que carrega cada escolha, vocês meus amigos leitores terão mais uma ferramenta para avaliação, e desenvolvimento pleno.
Para finalizar eu pergunto: Você procura pesar o custo de oportunidade nas suas escolhas? Está satisfeito com o resultado?
Um abraço, investidor doméstico.




4 comentários:

  1. Concordo 100%. Comprei Itaúsa semana passada e vou continuar comprando. Gordice eu não vivo sem uma de vez em quando. Kkkkk! Abraços man!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Gerson,;
      Obrigado pela visita. 2 coisas que não tem preço: itaúsa e Hamburguer kkkkkkkkkkk. Por mais que tente ser fitness não consigo resistir ao famoso podrão de esquina (X- bactéria).
      Um abraço,
      Investidor doméstico.

      Excluir
  2. Hoje eu estava pensando em comprar um Auricular + um Microfone para gravar umas musicas no meu tempo livre, mas eu parei e comecei a pensar: eu acho que atualmente musica não é prioridade e decide que iria usar o dinheiro para algo com maior prioridade.

    É um grande post, Abraços do Cobra

    ^^Tesouro Selic é um título público que o governo
    paga juros aos "emprestadores"^^ E no proximo post quero entender como isso funciona rs

    ResponderExcluir
  3. Opa... prioridades cobra, se você se sentiu confortável com a escolha isso que é importante. Pode deixar que daqui a pouco vamos falar sobre o tesouro selic e as outras modalidades.
    Um abraço,
    Investidor doméstico.

    ResponderExcluir