quarta-feira, 4 de julho de 2018

INVESTINDO EM IMÓVEIS- A especialidade do investidor doméstico-

Meus queridos leitores, seguimos rumo ao desenvolvimento pleno!!!!
Conforme mencionei anteriormente, pretendo alternar entre assuntos sobre finanças e assuntos do cotidiano, pois não vivemos apenas de dinheiro. Acredito que o propósito de um blog é acrescentar alguma coisa aos leitores, além da troca de experiência claro.

Partindo deste pressuposto, este artigo irá relatar minha saga de investimentos em imóveis, que é minha especialidade (cabe ressaltar que é minha especialidade, não que sou especialista). É muito interessante falar sobre imóveis, pois é um dos investimentos mais comuns em terras tupiniquins, quem nunca ouviu o bordão: QUEM COMPRA TERRA NÃO ERRA. A idéia inicial é falar sobre minhas experiências com imóveis e em artigos futuros iremos debater sobre os diversos tipos de investimentos em imóveis.
Bem, minha saga começou em 2007, quando comecei a trabalhar com 18 anos e até o fim de 2008 consegui poupar 10 mil reais. EM 2008 surgiu a oportunidade de comprar meio lote por 20 mil reais, peguei os outros 10 com minha mãe e comprei aquele meio lote. Em 2009 fui promovido, mudei de cidade e paguei os 10 mil a minha mãe (Se vocês querem progredir financeiramente paguem todas as suas dívidas). Nesse momento coloquei o meio lote a venda e o vendi por 40 mil reais, com o montante comprei uma casa e um lote na periferia de minha cidade em sociedade com minha mãe      ( ela acabou me doando esses bens). Em 2010 construí uma casa no 2 andar e aluguei o primeiro andar, até hoje desfruto do aluguel dessa casa.
Esse capítulo merece um parágrafo especial, pois com o aluguel, a renda do meu emprego e a renda complementar de um empreendimento do qual era sócio adquiri um outro lote no mesmo bairro, lote comercial e parti para a construção de lojas, primeiro construí a metade, as aluguei e com todas as rendas anteriores somadas aos aluguéis construí as restantes. Isso durou por volta de 4 anos até o meu casamento. Quando casei já tinha o lote, a casa e as lojas ( são de periferia então o aluguel é bem mais baixo do que vocês imaginam). A essa altura do campeonato abandonei o empreendimento e recebia de aluguel o mesmo que recebia de salário mas ainda devia prestações do imóvel e resolvi quitá-lo.
Com o lote pago comprei outro lote comercial em minha cidade natal, apesar de ser um excelente lote não foi um bom negócio, pois "empatei" muito dinheiro e ele já está parado a 3 anos, devo construir nele apenas daqui a 2 anos. Então será muito dinheiro parado durante 5 anos, mas o mal já está feito, pretendo construir nele e inclusive recebi propostas interessantes para venda, o que não me interessou.
Com 2 lotes, as lojas e a casa resolvi investi em conforto, comprei um apartamento espaçoso e bem localizado, mas nada muito chique. Fiz algo que financeiramente não é interessante, parti para o financiamento bancário, ou estupro bancário e já quitei 40% do valor do imóvel. Devo finalizar essa etapa em 3 anos e em razão disso praticamente abandonei a renda variável. Esse pode parecer um passo atrás, mas gostaria de lembrar que tenho renda passiva e um patrimônio razoável para a minha idade além de um emprego razoável também. Chega um momento, que para mim chegou cedo, em que você tem que investir no seu conforto e da sua família.
Interessante destacar que eu saí de NADA e estou aonde estou graças a vários fatores: 1° A ajuda de minha mãe foi substancial, eu reconheço isso e sou grato todos os dias de minha vida, 2° Algumas pessoas se beneficiaram da especulação imobiliária, e eu fui uma delas, pois obtive 100% no meio lote, utilizei o aporte do período mais o valor da venda para adquirir os outros 2 imóveis, 3° Eu utilizei os juros compostos a meu favor, pois inicialmente os alugéis foram TOTALMENTE revertidos em novas construções que geraram nova renda. 4° DISCIPLINA, sempre tive o hábito de poupar e investir, como sou de família humilde e de pouca instrução só sabia investir em imóveis, criei o hábito, estabeleci as metas e me mantive firme, 5° Balancear as coisas:  confesso que já vivi poupando extremamente, mas apenas durante 5 meses pois não vale a pena e o desgaste psicológico é muito grande, se eu fosse capaz de dar um conselho seria => não deixe de viver nem de poupar, pois um caminhando junto ao outro irão se potencializar, a partir  do momento que você colhe os frutos do seu esforço percebe que uma vida disciplinada vale e muito a pena.
Estou neste momento em minha humilde residência, bastante confortável mas sem luxos, tenho renda passiva dos aluguéis e estou com uma casa de aluguel desocupada. Ainda tenho o financiamento imobiliário, 2 lotes quitados sendo que em 1 pretendo construir em um futuro próximo, para gerar mais renda passiva. Lembrando meus amigos: O desenvolvimento nunca para, devemos sempre buscar progredir financeiramente e em outras áreas. Lembrem-se: QUEM DIZ QUE DINHEIRO NÃO TRÁS FELICIDADE NÃO TEM DINHEIRO E NÃO É FELIZ. 
É isso aí meus amigos, desculpem o textão mas é difícil resumir toda uma vida de investimentos, posteriormente iremos abordar os diversos tipos de investimentos em imóvel, espero ter contribuído em algo e gostaria de saber: E VOCÊS O QUE PENSAM DE INVESTIMENTOS EM IMÓVEL?
Um abraço,
Investidor doméstico. 


9 comentários:

  1. Show de bola o relato meu amigo. Legal ver histórias assim , você me parece ser um cara inteligente e honesto e por isso se deu bem na vida.

    Confesso que eu nunca tive aptidão para investimento em Imóveis , é uma coisa que eu acho muito complicada por vários fatores. Mas vejo que muita gente cresce na vida investindo por aí.

    Essa de dinheiro não traz felicidade é papo de fracassado. Nem perco tempo mais em discutir com uma pessoa que fala isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra voce ver como é esse negócio de Imóvel. Parece que nem eu e nem meu pai também. Visto que ele tem um Lote de 25alqueires para vender já faz 2 anos , e olha que está barato . Só que só aparece ROLO , carro , alguma data. dinheiro que é bom nada.. então tem que ter paciência demais

      Excluir
    2. Fala filho do chefe!!!!
      Então cara, desde criancinha via meu pai construindo e alugando, aí hoje é natural para mim, confesso que as vezes analiso, analiso e analiso renda variável e acabo partindo para imóvel novamente.
      Um abraço,
      Investidor doméstico.

      Excluir
  2. Hoje em dia não tem muita margem, ao menos na regiões metropolitanas terrenos só longe, aqui no ABC (moro aqui), tem bastante mini prédios sem condominios onde o pessoal compra casas velhas, derrubam e fazem essas construções, mas não é toda cidade que pode fazer isso. fora isso a margem boa seria leilões !!

    obs.: Te add na minha lista de blogs !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Stifler,
      Obrigado pela visita, no meu caso as compras foram em uma cidade satélite, na periferia da cidade. Acredito que as oportunidades estão em periferia na modalidade imóvel comercial, pois o poder público não chega lá e existe um poder de compra grande das pessoas. Zonas nobres o custo é muito alto e a regulação maior ainda. Futuramente pretendo escrever sobre!!
      Um abraço,
      Investidor doméstico.

      Excluir
  3. Olá Investidor doméstico! legal trazer essa sua experiência com imóveis para a comunidade. confesso que nunca investi em imóveis, talvez tenha sido um erro meu, até cheguei a olhar alguns lotes uma vez. Acho muito burocrático com muitas certidões, escrituras, impostos não sei se nesse momento compensa, anos atrás com certeza compensou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Beto, no meu caso compensou sim, mas fui criado lidando com imóveis, o que facilitou muito o aprendizado.
      Um abraço,
      Investidor doméstico.

      Excluir
  4. Olá boa sorte na jornada, você parece que entende bem de imóveis ao contrario de mim, sou uma pessoa que deseja sempre blogs de finanças, investimentos pois são os únicos que podem ajudar os betas de verdade, pois sabemos que só o dinheiro salva e que ele trás sim filicidade Sem hiprocresia.

    Porém não entendo muito de investimento, isso prejudica muito ainda, não tive uma educação financeira como pobretão, investidor doméstico, e sofro de ignorância por isso estou acompanhando o blog para aprender com quem sabe, boa sorte nos imóveis cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Obrigado Anjo da Real. Tamo junto para ajudar no que for possível!!

      Excluir