sexta-feira, 27 de julho de 2018

A DIFÍCIL ARTE DE EQUILIBRAR SEU ORÇAMENTO - Navegando entre o muquiranismo e o gasto desenfreado -

Meus amigos leitores deste blog, seguimos rumo ao desenvolvimento pleno!!!!
Essa semana fomos bombardeados com a morte do blogueiro VIVER DE CONSTRUÇÃO. Confesso que foi um dos primeiros blogueiros que acompanhei, então apesar de não fazer idéia de quem ele seja na vida real acompanhei vários passos deles no mundo virtual.  Confesso que no início este blog seria voltado para assuntos financeiros, mas percebi em meu íntimo que a vida vai além de dinheiro.

Gosto muito de acompanhar blogs, pois podemos aprender com a experiência pessoal e profissional de cada um. Após o primeiro contato virei leitor assíduo com de vários blogs de finanças e da REAL (Sempre ouvi falar nesse termo, mas não sei o que significa alguém sabe?) e resolvi a começar a escrever sobre minhas experiências pessoais e achismos, tentando contribuir com o pouco que sei.
Confesso que fiquei mexido com a notícia, fui inclusive o primeiro a comentar pois estava fazendo minha leitura de blogs, o dia todo fiquei pensando sobre e durante a semana também mentalizei, pois acredito que vivemos um dilema: Como dosar entre gastar, investir e aproveitar??

Para quem não sabe, o viver de construção foi um bloqueiro que aumentou muito o patrimônio construindo e vendendo, e logo após investiu pesado em fundos imobiliários, há cerca de um mês ele postou que atingira a tranquilidade financeira, podendo cobrir todos os gastos com os investimentos. Eu mesmo já consigo cobrir meus gastos básicos apenas com a renda dos aluguéis, o que me deu uma tranquilidade enorme para buscar melhorar o meu conforto, fazer gracinhas que nunca tinha feito.

Já afirmei em Posts anteriores que tenho muita facilidade de seguir um planejamento financeiro, se planejo investir em algo determinada quantidade o faço sem maiores sofrimentos, o que para mim deu muito retorno até hoje. Já afirmei também que tenho dificuldade em gastar, porém estou trabalhando da seguinte forma: Estabeleço uma meta para gastos financeiramente inúteis mas que me dão retorno pessoal, pode ser um badulaque eletrônico, roupa, ou jóia. Desta forma não comprometo meus investimentos e também não deixo de viver. Tenho a percepção que a linha que separa o muquiranismo e o gasto desenfreado é muito tênue, e é extremamente importante se manter nesse limiar, pois nenhum extremo é vantajoso para a pessoa.

Como sempre falei, para o desenvolvimento pleno temos que ter dinheiro SIM, mas apenas o dinheiro não traz a felicidade nem mulheres, apesar de ajudar muito!!!! Para o desenvolvimento pleno temos que nos vestir bem, falar bem e postar bem, além de estarmos em evolução financeiramente falando.
Pensando nisso gostaria de compartilhar meus últimos movimentos em buscar do desenvolvimento:

Como não posso deixar de lado os investimentos ( Estou quase que totalmente imolibizado, ou com meus investimentos em imóveis) irei fazer uma manutenção programada nos imóveis de aluguel e outra de emergência, a programada já estava prevista e a emergencial não. Em minha casa irei rebaixar a sala com gesso, aplicarei um acabamento em 3d e uma pintura.
Apesar de ser pego de surpresa com a manutenção emergencial sempre tenho uma reserva para isso mesmo, então siga o jogo. Em minha casa estou começando a investir na estética para deixar como eu quero.

Fisicamente, começo a colher os frutos do esforço, inclusive tenho recebido elogios falando da diferença do meu físico, não acho que está para tanto mas tenho percebido a evolução. Comecei a me interessar sobre o assunto no blog pensamentos financeiros e logo após comecei a pesquisar no blog do doutor souto sobre low carb, que tem feito muita diferença para mim, pois aumentando o consumo de gordura a vontade de consumir carboidrato diminuiu. Nessa jornada, mesmo ganhando massa magra diminuí o peso, partir de 102 KG e estou com 94 KG.  Tenho pegado pesado na musculação e corrido algumas vezes.

Mês que vem pretendo comprar um Smartwatch garmin, que custa 1250 reais, apesar de ser caro está tudo dentro do planejado. Continuo comprando ao menos uma camisa boa por mês (normalmente esportiva) em uma outlet e isso já fez muita diferença em meu guarda roupa. Devo planejar mais algumas melhorias em meu apartamento (estético ou estrutural) para os próximos meses, sem deixar de lado os investimentos.

Esse mês gastei toda minha renda, mas para os próximos meses tudo volta ao normal, pois não tenho nenhuma manutenção grande programada.
É isso aí meus amigos, como disse, é muito difícil dosar nossos gastos, a prioridade número 1 é pagar todas as contas em dia, manter uma quantia para alimentação e lazer e separar uma quantidade X para reinvestir. Tento dessa forma viver o hoje sem esquecer do amanhã. Ao VDC gostaria de agradecer por todas as experiências repassadas por ele e que DEUS o dê um bom lugar.
E vocês, o que fazem para dosar seus gastos?

Um abraço,
Investidor doméstico.



8 comentários:

  1. Eu procuro manter um equilibrio entre lado financeiro e os gastos com o lazer.

    Geralmente, para o meu lazer não preciso de gastar muito dinheiro. É um passeio, um livro para ler, um filme, um jantar.

    Estimulo uma meta de gastos para esse fim, procuro não passar disso no final do mês.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinheiro Investimento e Lazer, eu também tenho um lazer razoavelmente barato, cinema, visita a parentes e passeios. É muito importante alcançar as metas traçadas como você procura alcançar. E o equilíbrio é imprescindível, para não virar uma tortura.
      Um abraço,
      Investidor doméstio.

      Excluir
  2. A Real é um movimento nascido la por 2007 nas comunidades do Orkut que tinham como ideal o livro do Nessahan Alita "Como lidar com mulheres" onde ele desvendava o lado obscuro feminino. Por isso o termo "Real" porque o movimento prega mostrar "Atras da cortina" para o cidadão ou mandar a REALidade nua e crua.

    Com o tempo o movimento foi se desenvolvendo , foram sendo criados blogs e forums com o intuito de pregar o Desenvolvimento Pessoal do homem.

    Hoje o movimento se concentra em grande parte no Legarealista.com e no fórum bufalo.

    ResponderExcluir
  3. Essa questão da linha tenue dos gatos é uma situação que vem acontecendo comigo também. Botei como meta esse ano , viver somente com metade do meu salário e aportar o resto. Mas ja me vejo neste mês , não cumprindo a mesma meta , a verdade é que a agua começou a bater na bunda. Tendo que comprar alguma coisa ou outra que precisa.

    Mas oque me fez mais gastar esse mes foi mulher. Minha ex ta na city e voltamos a sair , acabamos indo em um rodeio que teve aqui e só naquela noite entre entrada e tudo , ficou-se 300 malandros. Ai eu me perguntei , será que compensou gastar esse dinheiro ? confesso que pensei bastante e cheguei a conclusão que , valeu. Porque ? Apesar de ser um prazer momentaneo e que no outro dia nem lembrarei oque comi lá ,mas valeu a experiencia. Ainda mais porque depois tive sexo de qualidade. Então tendo se em conta que Sexo é uma necessidade do ser humano , então não tem pra onder correr , tem que se gastar de qualquer jeito , se não voce acaba virando um cara depressivo e infeliz.

    ResponderExcluir
  4. Sobre a dieta Low carb , tenho uma coisa a te dizer . ESQUEÇA ISSO.

    Tem um fisiculturista natural no Youtube chamado Caio Bottura ele tem mais de 2 milhoes de incritos. Ele tem um livro também muito prático.

    E ele explica muito bem o porque de não fazer a low Carb , mesmo que voce queira perder peso.

    Mas o resumo é o seguinte , ficar com pouco carboidrato no corpo te deixará fraco , logo voce não consiguirá ter o mesmo empenho na academia. E oque vai fazer voce perder gordura e ganhar musculos é treinar pesado , botar seu musculo para doear e voce não conseguirá malhar pesado sem uma boa quantidade de carbos.

    https://www.youtube.com/watch?v=U9JFy2K7UkA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala filho do chefe, obrigado pelas excelentes contribuições.
      Vou acompanhar o legado realista, nunca tinha ouvido falar. Acredito que os gastos acima valeram muito apena viu, se tem uma coisa que compensar gastar é com experiências e sexo de qualidade kkkkkkk. É o que eu disse, temos que estar antenados na área financeira mas não podemos nos esquecer de nosso bem estar, saber dosar os dois é o segredo. Quanto ao low carb, estou seguindo o estilo mas sem seguir dieta, como muito baseado no paladar, e com algumas coisas mais gordurosas como carne fico saciado e diminuí no carboidrato. Na verdade a grande mudança foi diminuir carboidratos a noite, incluí omelete e peito de frango com algum pão. Como estou pesado para minha altura energia ainda não é problema, mas quando diminuir acredito ser um ponto a acompanhar de perto.
      Um abraço e obrigado pelas informações,
      Investidor doméstico.

      Excluir
  5. O equilíbrio do orçamento é fundamental e quanto menos se gasta mais se poupa. Mas não podemos sacrificar o lazer.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Papai, a pergunta do milhão é: Qual a dose certa de poupança? No início de minha caminhada era o máximo possível, agora tenho diminuído em nome do lazer e qualidade de vida.
      Um abraço,
      investidor doméstico.

      Excluir