segunda-feira, 16 de julho de 2018

Montando seu orçamento- O MÉTODO DO INVESTIDOR DOMÉSTICO-

Meus queridos leitores, seguimos rumo ao desenvolvimento pleno!!!
Tenho observado com preocupação alguns blogs que estão estimulando hábitos extremamente improdutivos. Não critico, mas me preocupo, pois alguns tem o alcance muito grande e podem estar contribuindo de forma negativa para o futuro de nossa nação e de nossa vida ( que já tem muita gente jogando contra). Um desses hábitos que tem sido difundido é o hábito de aproveitar o agora, pois segundo seus defensores se você não aproveitar agora pode não estar vivo para aproveitar amanhã ou ainda perdeu muito tempo a troco de nada.
Gostaria de deixar bem claro que não critico o estilo de vida de ninguém, e não acho que sou o dono da razão. Uma coisa que observo a tempos é que as pessoas que defendem não ser importante juntar/poupar dinheiro são aquelas que não o tem (dinheiro), então não entendo como essas pessoas falam que ter dinheiro em determinada idade não traz consigo felicidade, pois elas não tiveram dinheiro ontem, não tem hoje e não terão no futuro. Outra situação é que as mesmas pessoas que defendem essa visão afirmam que para juntar dinheiro você tem que viver uma vida extremamente frugal, quase que a pão e água e, novamente não entendo, pois essas pessoas sim não conseguem aproveitar quase nada que a vida tem de bom e, novamente, não tem dinheiro.
Baseado nas premissas acima, juntamente com minha experiência de vida e financeira gostaria de sugerir um método para montar/distribuir seu orçamento. Esse método se baseia em alguns pressupostos básicos fixos e algumas sugestões negociáveis e maleáveis.
Pressupostos FIXOS:
1- Os seus gastos devem ser menor ou igual a sua renda: O CORRETO é gastar menos do que ganha. Quanto? isso depende, mas via de regra você NUNCA deve gastar mais do que ganha, isso só deve ser feito em caso de doença.VEJAMOS:  o salário tem que ser menor ou igual ou maior que as dívidas, se isso estiver desbalanceado você deve ou aumentar a renda ou diminuir os gastos.
2- Você deve viver de acordo com a sua renda: Se você ganha 1.500 reais não justifica ter uma calça de 300 reais.
3- Você deve separar uma parte do seu orçamento para o lazer: Novamente este lazer deve ser condizente com sua renda, se você ganha os mesmos 1.500 reais, um cinema, um barzinho, um passeio é essencial para você manter sua disciplina.
Pressupostos MALEÁVEIS
Nesta parte como o próprio nome sugere depende de cada um. Partindo do princípio que você já segue os 3 passos acima; se você gasta menos que ganha; vive de acordo com sua renda e separa uma parte para o lazer tenho algumas sugestões, e elas devem ser maleáveis pois devem se adequar ao seu estilo de vida. Se você se preocupa muito com estética, uma parte do orçamento deve ser direcionada para isso: academia, roupas, tratamento estético. Se você se preocupa (assim como eu) com o futuro deve separar uma parte da renda para sua formação ( técnica e cultural), fazer um curso técnico ou profissionalizante, curso de inglês,faculdade ou especialização. Se você gosta de bugigangas eletrônicas ou qualquer outro hobby saudável como corridas, pescaria, pedal, deve separar uma parte para seu desejo (todo mês compro alguma coisa) . Se já estiver nesse nível é muito interessante investir uma parte do seu salário, de modo geral se você investir durante 100 meses uma determinada quantia terá o seu retorno EM JUROS após esse período mais o acréscimo dos juros compostos, EXPLICO: se você investir 500 reais a uma taxa de 1% durante 100 meses APÓS ESSE PERÍODO terá o rendimento de 500 reais  (na verdade um pouco mais por causa dos juros compostos) sem mecher no valor total, será um complemento em sua renda de 500 reais que pode ser usado para o que você quiser.
Eu poupo desde o meu primeiro salário, fiz faculdade que não uso em nada ( mas estimulo quem puder a estudar), sempre aproveitei a vida de acordo com o que podia e hoje desfruto de um conforto que nunca achei que iria ter. Vim de família pobre, então não me venha com essa de que o pobre sempre vai ser pobre, normalmente será por causa das escolhas na vida. Dito isso, o quanto antes você começar, mais rápido terá retorno e quanto mais procrastinar irá sofrer. O desenvolvimento deve vir em diversas áreas, se você poupa o dinheiro, se veste razoavelmente bem e melhora sua formação, um dia será reconhecido e irá melhorar a renda, proporcionando melhora em tudo que foi citado acima, gerando uma bola de neve do bem. Já se você ficar reclamando e gastando tudo que ganha, infelizmente será mais um velho sem nada que se faz de vítima e fala que dinheiro não traz felicidade. No fim não terá dinheiro e tão pouco será feliz.
É isso aí meus amigos, espero ter contribuído com alguém e gostaria de pedir sua opinião: o que achou de minhas sugestões para montar um orçamento???
Um abraço,

Investidor doméstico.




8 comentários:

  1. Eu realmente fico triste com as pessoas que defendem o "Aproveitar agora". Esses dias para trás até debati lá no blog do mordor sobre isso. Mas é realmente uma coisa que não vale a pena discutir . Cada um vai colher oque plantar , se o cara acha vantagem viver com oque tem , se contentar e viver uma vida limitada , quem somos nós para dizer o contrrário ? rsrs , mas ótimo post investidor , que ajude alguém que esteja perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala filho do chefe, realmente é muito complicado discutir com quem já tem opinião formada. Eu até vi sua discussão, mas preferi não opinar (acredito que você está no caminho certo). O problema de quem acha que deve aproveitar é que não aproveita e não tem dinheiro. Como você mesmo disse se conseguir ajudar uma pessoa que seja já me sinto com o dever cumprido.
      Um abraço,
      Investidor doméstico.

      Excluir
  2. Gostei das palavras investidor domestico, vejo muito disso. Lá na empresa tem um cara que ganha bem...já tem uns 16 anos de empresa,deve ganhar em torno de 13 a 16k mês contando as horas extras. Mas o cara mora num dos m2 mais caros do RJ de aluguel,vive nas mais badaladas festas LGBT e tem um carro onde ainda está pagando prestações, um camarada falou que a fatura do cartão dele fica em torno de 6 a 8 k/mês. Eu não consigo entender uma pessoa que tem um salário dessee não tem nenhum patrimônio na vida. Como pode...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito complexo investidor sem noção, também conheço muitas pessoas com salário alto e patrimônio 0. Normalmente é resultado de descontrole e viver uma vida incompatível.
      Um abraço,
      Investidor doméstico.

      Excluir
  3. Olá ID,

    Parabéns pelo texto. A maioria das pessoas brasileiras vem de origem pobre. Só que muitos ficam chorando e não correm atras de algo. Eu mesmo estou correndo e estou conseguindo e conheço muitos que também estão. Só que muitos são chorões.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cowvoy,
      Parabéns pela caminhada,a maioria dos reclamões reclamam por serem frustrados. Sou do opinião que quando você reclama não procura uma solução para os problemas e continua sempre na mesma. Só de você pensar em melhorar de vida já está na frente de 90% das pessoas e pode se considerar um vencedor.
      Um abraço,
      Investidor doméstico.

      Excluir
  4. A verdade é que você ter controle sobre seu orçamento é o básico para poder planejar sua vida, além de ser uma simples questão de bom senso.

    Mas a grande maioria das pessoas não se dão conta disso, ou não se preocupam ou consideram que isso não tem importância nenhuma. Por causa disso ou estão sempre em dificuldades financeiras ou chegam na velhice completamente falidos e sem nada.

    Para se ter controle sobre suas finanças é preciso em primeiro lugar aceitar sua realidade econômica. Em segundo é preciso planejamento e disciplina na hora de gastar e na hora de poupar.

    A vida é sua e o futuro é seu. Depois não reclame.

    Comprando roupas de 300k, tênis e sapatos de 500k, eletrônicos de ultima geração a toda hora que há lançamento, e outras coisas mais, aí não dá mesmo para fazer nada.

    Você pode se mimar de vez em quando tudo bem - mas só quando há folga orçamentária e que não vai trazer arrependimento depois. Mas se mimar todo dia e toda hora que dá vontade, aí a vaca vai para o brejo logo logo.

    Bom post Investidor, o carpe diem só é bom para milionários. Eles podem bancar.

    ResponderExcluir
  5. Excelente post!

    economizar é semelhante a ter uma segunda fonte de renda.

    abs!

    ResponderExcluir