quarta-feira, 11 de julho de 2018

A importância de se vestir bem

Meus amigos leitores, seguimos rumo ao desenvolvimento pleno!!!!

Vocês já perceberam a diferença de tratamento quando estamos bem vestidos e quando estamos fantasiados de mendigo? Eu mesmo tinha uma certa dificuldade, as vezes estava trabalhando na construção, surgia alguma demanda externa e..... Saía com a mesma roupa. Aconteceu uma vez de sair com o pedreiro para comprar material, ele trocou de roupa e eu fui com a mesma que estava trabalhando, ao chegar na loja para minha surpresa a atendente se dirigiu ao pedreiro ( que era meu empregado).
Ao passar por essa e outras situações percebi a importância de me vestir adequadamente para as situações , pois em nossas interações o primeiro sentido provocado é a VISÃO. Dependendo do modo de vestir ou postar podemos passar uma imagem adequada ou não, essa imagem pode e deve ser mudada aprofundando o contato, mas em algumas situações não teremos oportunidades para isso.
Imaginem que você está em uma festa ou balada, todos os homens estão vestidos com calça jeans, sapatenis ou sapato e camisa polo, uma  vestimenta que não é nada chique e inacessível para nós meros mortais. Agora imagine que você chega nessa festa com boné de aba reta, camisa de basquete e calça saruel ( ou calça de cagar em pé), ou então de terno e gravata. Não sei vocês mas ao imaginar os dois casos imagino uma pessoa totalmente deslocada, que deve ter algo de muito extraordinário para chamar a atenção de alguma mulher nessa festa.
A mesma coisa podemos imaginar em uma entrevista de emprego, você não precisa chamar a atenção, com uma vestimenta básica você consegue passar uma imagem de serenidade, sem excessos e tem a chance de demonstrar o porque de você ser o melhor para aquela vaga. Já empregado, mesmo que você use uniforme, cuide bem de seu uniforme, corte os cabelos e tenha uma apresentação pessoal adequada. Percebam que as roupas usadas pelas pessoas em nível de chefia normalmente são mais bem postadas, caem melhor ao corpo, isso não é exibicionismo ou metideza, mas vende uma imagem de sucesso e credibilidade.
Eu sou da opinião que o menos é mais, é mais fácil se misturar a manada do que chamar a atenção. Ao chamar a atenção temos que ter em mente que isso pode feito para o lado negativo ou positivo. Minha roupa básica é exatamente o que descrevi acima: Calça jeans, sapato ou sapatênis e camisa polo. Claro que tenho roupas mais descoladas e mais sociais, porém parto sempre do básico para não chamar a atenção.
Como sempre falamos nesse blog o homem moderno deve buscar se desenvolver sempre, para cobrir as lacunas que as pessoas medíocres abrem. Sinceramente, o mundo está carente de HOMENS, mas falo homens mesmo, não muleques que ficam choramingando que não conseguiram isso ou aquilo. Outro dia ao fim da greve dos caminhoneiros fui abastecer meu carro e na fila do posto estava conversando com dois motoristas de uber, um falava que a praça tava muito boa e outro falava que mal pagava as contas e era mal avaliado. Um estava vestido como eu indiquei, cabelos cortados e falava baixo, o outro estava com a barba mal feita, de boné e a camisa parecia ter saído da boca de uma vaca, além de falar cheio de gírias.  Antes de conhecer os dois eles passam uma impressão antagônica ( Contrária), mas ao render assunto percebi que são duas pessoas trabalhadoras, apenas com vestimentas adequadas.
Para finalizar voltamos ao carma que sempre buscamos combater: O POLITICAMENTE CORRETO. Fujam dessa armadilha moderna, não me venham com essa de que vocês tem que se aceitar e passem a se vestir como gente, principalmente em questões comerciais. Tem que ficar claro que nossa porta de entrada é a visão, se vestindo adequadamente ( Não precisa gastar muito) você tem mais chances de conquistar um cliente, uma vaga de emprego e arrastar aquela nega  que você busca. Claro que em momentos de lazer isso é mais flexível, se você quer andar como um rapper americano faça isso em momentos de diversão, tendo em mente que vestindo assim você passa a imagem de um rapper, e só irá atrair mulheres que gostam desse estilo.
É isso aí meus amigos, e vocês acham importante se vestir bem?
Um abraço,

Investidor doméstico.


A questão não é só física, a roupa pode mudar a forma das pessoas te enxergarem.

10 comentários:

  1. Concordo 100%. Estou inclusive lendo um livro que, entre outras coisas, fala da importância da linguagem corporal para os relacionamentos, e a forma como uma pessoa se veste e aparenta de uma forma geral já diz muito sobre ela.

    Nesse livro, o autor defende que a entonação da nossa voz e a nossa linguagem corporal exercem mais influência sobre o interlocutor do que as palavras que estamos, de fato, dizendo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade ministro, a questão da vestimenta estou procurando trabalhar ultimamente, com roupas adequadas, porém sem luxo. Como trabalho de uniforme procuro estar bem alinhado e de cabelo cortado, agora algo que tenho que melhorar é a entonação de voz, as vezes falo alto. A entonação melhorei bem, mas quando lido com emoção fica um pouco difícil de controlar.
      Um abraço,
      Investidor doméstico.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. É investidor, mais uma vez fica comprovada como nossa falta de uma Educação (com E maiúsculo) financeira, cultural e comportamental de primeira linha acaba conosco.

    Percebo que em famílias mais estruturadas, ou mesmo de elite, tudo isso é ensinado desde tenra idade. Eles simplesmente acabam aprendendo como lidar com o dinheiro, como acreditar em si, como se comportar, se vestir em variadas situações - além de adquirir bagagem cultural e intelectual sólida.

    Eu sei, não adianta ficar chorando e arrancando os cabelos por não termos tido isso em nossas vidas. Podemos lamentar brevemente, mas se ficarmos presos a essa eterna lamúria não conseguiremos nada.

    Esse é um bom post ao nos alertar e ensinar sobre estas questões. E só mostra que apesar do que acreditávamos muitas vezes acabamos perdendo muitas oportunidades - ou no mais das vezes nos dando mal - por absoluta ignorância de como a vida realmente funciona.

    Apesar da falácia que fizeram com que acreditássemos piamente, não é o bom coração que conta mas a embalagem certa.

    Ainda há muito o que precisamos aprender e evoluir.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Getsmart, além da questão genética o ambiente propicia as crianças ricas um desenvolvimento quase pleno, o que nós que viemos de classe baixa aprendemos tomando pancadas da vida para eles é uma rotina, basta perceber que normalmente rico se relaciona com rico e pobre com pobre.

      Hoje me relaciono com pessoas de diversas camadas sociais, e infelizmente o pobre aparenta estar programado para atrair para si coisas ruins, se veste mal (as vezes gasta muito para isso), não estuda e não se prepara para o mercado de trabalha e o que ganha gasta com inutilidades.

      Procuro extrair o máximo de minhas experiências e uma coisa que percebi é que as melhores vagas de emprego são para pessoas bonitas e que se vestem bem.

      Sou funcionário público e os melhores setores ficam para pessoas que tem o uniforme em boas condições e tem boa apresentação pessoal. O que eu fiz? mantenho meu uniforme sempre de bom a razoável, passado e procuro passar uma linguagem corporal condizente. Claro que não basta se vestir ou postar bem e ser bonito, a pessoa tem que ter competência e saber o que está fazendo, porém fica mais fácil apresentar o seu produto se tiver causado uma boa impressão.
      Um abraço,
      Investidor doméstico.

      Excluir
  3. ótimo post , o estilo que gosto de ler , natural !

    Só vou te dar uma dica Investidor Doméstico. Já vi videos de consultores de moda e todos são unânimes em falar sobre o Sapatenis . A verdade que ele desvaloriza o homem , mais pior ainda para o cara que é baixo. Sempre gostei muito de sapatenis e depois que comecei a observar , vi que desvaloriza mesmo. Hoje para sair , só uso tênis casuais , de preferencia da New Balance.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela observação Filho do chefe. Tenho 1,80 M então tenho que olhar isso melhor.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. muito legal seu post fiz um que caia esse assunto muito importante ultimamente tenho investido mas nas minhas vestimentas e me sinto mais respeitado por todos! por que parece que eu mesmo comecei a me respeitar também!!

    ResponderExcluir