Estou postando esse texto em um raro momento livre, acredito que terei mais postagens com esse título pois a ideia e o conteúdo estão por aí. Muitas vezes usamos termos economês muito complexos para as pessoas não habituadas com nosso "mundo". Outro dia um amigo me perguntou se a aplicação no CDI que ele tinha era interessante. Ae fiz uma pergunta básica: Quantos porcento do CDI? E percebi que ele achou que a aplicação em si se chamava CDI. Resolvi então fazer algumas postagens sobre alguns índices que são importantes. Irei começar por 3 termos: CDI, SELIC e IPCA.
Parece ser muito básico mas vale o conhecimento!!!!!
CDI: Certificado de depósito interbancário, consiste em um empréstimo que os bancos fazem entre si pelo período de 1 dia. Tal empréstimo tem por objetivo finalizar o balanço dos bancos, já que por ordem do banco Central o saldo final do dia deverá ser positivo. Normalmente tratamos o CDI como uma taxa mas ela é uma operação entre bancos, onde quem tem excesso de depósitos empresta a quem tem excesso de saques. O emprego prático para o pequeno investidor (que é o objetivo deste Blog) é saber a porcentagem do CDI que determinada aplicação oferece. De um modo geral bancos maiores oferecem uma menor taxa CDI e banco menores uma maior taxa, por questões de segurança: + Segurança menores taxas e - Segurança maiores taxas. Ex: 110 % do CDI
Selic: A sigla SELIC é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia.Define-se Taxa Selic como a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais. Para fins de cálculo da taxa, são considerados os financiamentos diários relativos às operações registradas e liquidadas no próprio Selic e em sistemas operados por câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação (art. 1° da Circular n° 2.900, de 24 de junho de 1999, com a alteração introduzida pelo art. 1° da Circular n° 3.119, de 18 de abril de 2002). Fonte: http://www.bcb.gov.br/htms/selic/conceito_taxaselic.asp?idpai=SELICTAXA.
Para fins de investimento temos o tesouro selic que rende a taxa selic- taxa bovespa- taxa de custódia da corretora.
IPCA: O IPCA é o índice oficial do Governo Federal para medição das metas inflacionarias, contratadas com o FMI, a partir de julho/99. Em termos práticos o IPCA mede a desvalorização da moeda, onde 1000 reais hoje não valerão os mesmos 1000 reais daqui a 12 Meses.
Para nós que somos investidores domésticos o importante a se observar é:
Devemos procurar um bom percentual do CDI, e perder o mínimo possível do poder de compra. Então podemos procurar algo que se mantenha acima do IPCA e próximo ao CDI E à taxa SELIC que são muito próximas uma à outra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário