terça-feira, 16 de maio de 2017

Sopa de letrinas parte 2- FGC, Liquidez Renda fixa e variável

Queridos Leitores (ou querido diário)

Dando continuidade a nossa extensa série sobre termos (nem tão extensa assim!!!) Vamos hoje abordar 3 termos extremamente importantes FGC, Liquidez, renda fixa e variável.

Liquidez: Em termos práticos a liquidez nos demonstra o tempo necessária para que o dinheiro esteja disponível para o investidor. Ex Liquidez diária: No mesmo dia o dinheiro estará disponível. D+3: Soma-se 3 dias após o atual e o dinheiro estará disponível.

FGC (Fundo garantidor de crédito): Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que alguns bancos mantém que visa a proteção dos correntistas. O FGC garante ao investidor o retorno de até 250 MIL reais por instituição (Banco) e por CPF. Caso o investidor faça suas aplicações em 2 instituições e elas somem 250 mil em cada uma o investidor teria todo seu capital devolvido caso as duas instituições venham a falir. Cabe salientar que o FGC tem poder para nos proteger em caso de falência de instituições pequenas/médias.

Renda fixa: É aquela em que o investidor aplica seu capital sabendo o retorno que terá ao longo do tempo. EX: CDB 12% ao ano, já sabemos que o retorno será de 12 % - o imposto de renda.

Renda variável:  É aquela que o investidor não sabe o retorno que terá para sua aplicação. Muitos confundem renda fixa com variável, pois algumas aplicações podem ser compostas por uma porção fixa+ uma porção variável. Como exemplo de renda variável temos o mercado de ações, FIIS e aplicações que dão retorno em cima do CDI.


Como exposto acima Algumas aplicações são compostas de uma parte fixa e outra varíavel. EX: TD 45 que no momento retorna IPCA +4,99 % onde a parte fixa são os 4,99% e a parte variável é representada pelo IPCA.

Ao decidir ou não por uma aplicação o investidor deve levar em consideração diversos fatores com a liquidez da aplicação, se ela está coberta pelo FGC, se trata de renda fixa ou variável. Não existe uma receita de bolo mas conhecendo-se as variáveis fica mais fácil definir sua estratégia. Costumo dizer que definir sua estratégia é mais dificil de fazer o investimento em si pois demanda mais conhecimento e uma vez definida a estratégia é só partir para o abraço.

Esse quem vos fala adota a seguinte estratégia:
Uma parte em investimentos com Liquidez diária para emergências e oportunidades :CDB Intermedium a 105% do CDI (hoje está em 70% de minha carteira)
Uma parte com renda fixa + Variável:  TD 45 para especulação ou aposentadoria dependendo do comportamento das taxas/PU (15%)
Uma parte em renda variável: FIIs para aumento de renda passivo (15%)

Obs: Provavelmente o rebalanceamento irá mudar pois devo aumentar os FIIs e começar com ações de empresas para fortalecer a parte de aumento de renda passiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário