segunda-feira, 8 de maio de 2017

Metas... Metas e Metas...

Queridos leitores (ou querido diário)
Confesso que utilizo este blog mais para consulta particular do que para outros fins.Vejo blogueiros como Viver de construção, viver de renda e outros cheios de leitores, isso me parece legal mas confesso que me considero amador comparado aos mestres. Como gosto de ler me peguei com a idéia de criar um blog para consultas particulares futuras, e para tanto cheguei a seguinte conclusão: Se quero acompanhar publicações pretéritas (passadas) tenho que estabelecer metas para depois acompanhar, avaliar e se for o caso rebalancear.
Antes de entrar nas metas propriamente ditas cabe um parêntese: Sempre trabalhei com metas, mesmo que mentalmente e observo que apesar de pequenas distorções ou correções elas são alcançadas em sua maioria. Portanto para mim é interessante registrá-las e traçar um objetivo para chegar no horizonte pretendido.














Meta 1 Colchão de segurança:  Atualmente meu colchão de segurança é de 11,253 reais  e meus gastos fixos em torno de 5 mil reais (chutando para cima) portanto tenho 2,25 meses garantidos se ocorrer algo de errado. Pretendo chegar a 4 Meses de gastos fixos, ou seja 20 mil reais sem prazo definido, mas menos de 2 anos. Como sou funcionário público e estou quitando uma dívida com minha mãe pode demorar mais que o ideal.

Meta 2 Renda: Nessa categoria entram os fiis já que não sou muito adepto a ações neste momento. Assumo que a falta de conhecimento pode afetar essa preferência, mas como gosto de imóveis e estou estudando para concurso esses dias vou focar em fiis, já que tenho alguns preferidos e estou iniciando minha carteira. No dia 2 de maio minhas cotas de fiis somavam os incríveis R$2208,00, Brincadeiras a parte acredito que minha renda futura venha dos fiis, por questão de perfil e pretendo todo mês aumentar um pouco minha renda, no mínimo 10 % em relação ao mes anterior até que seja impraticável por minha renda.

Meta 3 Tesouro direto: Nesse meta irei ser mais generalista: Pretendo ter uma parte para aposentadoria (não acho q devo chegar ao vencimento) e uma outra categoria para aquisição de um sítio (sonho para quando for Independente). Para a aquisição do sítio pretendo utilizar o TD 2024. Para a aposentadoria o TD 2045 ou 2035 desde que com taxas interessantes. Neste momento Meu saldo é de 975 reais alocados no TD 45 a uma taxa de 5,40 e essas cotas (35/45) poderão ser utilizadas para especulação.

Meta 4 CONTAS: A PRINCIPAL meta é sempre fechar o mês em azul e alocar no melhor disponível no momento (TD, FII, CDB e LCI). Mas se tem uma coisa que devemos dar prioridade é ao "nome"... Como dizia meu velho : "O que temos de mais valor é o NOME".
Deixo registrado essas metas para futuro controle e verificação. Deixo claro que tenho elasticidade entre todas as metas com exceção de levar as contas em dia. A tática do melhor disponível no momento depende da tática e números específicos estabelecidos por mim que não cabem explanar no momento.
Pretendo novas postagens com outras metas, em diversos campos... PARTICULAR, PROFISSIONAL, FÍSICO E ACADÊMICO. Não sei se essa postagem é útil a outras pessoas, mas eu particularmente gosto muito de metas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário