quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

A ARTE DE GASTAR ENERGIA COM COISAS INÚTEIS

Meus amigos leitores deste Blog, seguimos rumo ao desenvolvimento pleno!!!

Como já disse anteriormente sou muito ansioso e procuro resolver problemas o mais rápido possível, o que pode ser bom ou ruim. Fato é, para mim tem dado certo e pretendo não mudar, acredito que devido a essa característica sou uma pessoa objetiva. Mas já aconteceu também de querer enfrentar problemas pequenos gastando muita energia e dinheiro, o que não é nada bom. As vezes me deparo com meus próprios pensamentos em situações que poderiam ter tomado outro caminho, economizando tempo, dinheiro e paciência.

Ao nos depararmos com situações corriqueiras acredito que devemos fazer um estudo de caso: Qual o problema, como resolvê-lo, qual o impacto da solução proposta e o impacto de protelar o máximo possível. EM construção protelar (enrolar) pode agravar o problema, causar desconforto e elevar o custo da solução. Na vida encobrir um problema pode maximizá-lo também, algumas vezes o melhor na vida é meter o pé na porta e falar a que veio!!!! Em outras situações aguardar  o melhor momento é o ideal: Se você tem problemas com alguém não acho melhor brigar na frente de todos, mas sim aguardar um momento oportuno para em particular tentar resolver a situação.

Em finanças é onde podemos ter um tremendo impacto em tomar uma atitude ou não: Será que se o preço de uma ação despencar por si só é o sinal de que a empresa piorou tanto? Ou é melhor aguardar e fazer um estudo de valuation e fundamentos da empresa para verificar se realmente a qualidade da empresa deteriorou ou a queda foi causada por alguma notícia ( uma das piores coisas que podemos fazer é operar por notícias). Neste exato momento percebemos o quanto pode custar agir ou não: pode vender na pressa e perder muito ou pode paralisar e vender ainda mais barato depois ( Se a empresa perder qualidade).

Lembro de um amigo que me disse uma vez que iria sair de ações e investir em bitcoin por que em ação você ganhava 1, 2 % ao mês e com bitcoin o ganho poderia ser 100% em uma semana. Para ele a avaliação deve ser diferente de nós que investimos em empresas que julgamos ser de qualidade no longo prazo. Então ficou evidenciado que sua energia nunca será desperdiçada se você adquirir conhecimento, mas com certeza será desperdício se aventurar em algo que não conhece por achar
que terá um retorno grande, AVENTURAS COM SEU DINHEIRO REPRESENTA ENERGIA EM ALGO INÚTIL.

Outra situação que me incomoda é pessoas que conseguem economizar 200,300 reais do salário mensalmente e ficam buscando taxas de bancos menores ( tipo 150% do cdi em 5 anos), acredito ser totalmente improdutivo a energia gasta  pelo retorno recebido. Já imaginou se esse dinheiro fosse gasto em formação ( após uma reserva de emergência) para melhoria de renda?

No final, acredito que o pensamento correto é: isso me trará algum retorno viável ou apenas amolação, trabalho e gastos? Lembrando que conhecimento sempre tem algo a agregar. Se você não conhece algo, procure se se qualificar e não caia de cabeça no desconhecido, pois a pancada pode ser grande e dinheiro você consegue novamente, mas tempo e energia, dificilmente retornarão.

Um abraço,

Investidor doméstico.

4 comentários:

  1. Fala meu camarada...
    Parabéns pelo post.
    Agora essa parte aqui, você falou tudo o que penso também:

    "Outra situação que me incomoda é pessoas que conseguem economizar 200,300 reais do salário mensalmente e ficam buscando taxas de bancos menores ( tipo 150% do cdi em 5 anos), acredito ser totalmente improdutivo a energia gasta pelo retorno recebido. Já imaginou se esse dinheiro fosse gasto em formação ( após uma reserva de emergência) para melhoria de renda? "

    Parabéns, um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá ID,

    Parabéns pelo post. Concordo com você. Procurar uma forma de aumentar a renda é melhor do que ficar buscando rentabilidade com pouca grana.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Valeu Cowboy!!!!
      Tamo junto! Muito melhor do que contar migalhas é aumentar a cesta de pães!!!

      Excluir