terça-feira, 13 de novembro de 2018

PREPARE-SE PARA NÃO DEPENDER DO GOVERNO!!!

Meus amigos leitores deste blog, seguimos rumo ao desenvolvimento pleno!!!

Com o advento do novo governo e a perspectiva de uma mudança na previdência vejo alguns colegas muito assustados com a perda de "direitos", porém o que ninguém se deu conta que esses tais direitos saem caros para a população, normalmente a mais pobre. Não é segredo para ninguém que nossa previdência é uma pirâmide financeira onde os mais pobres sustentam os mais ricos, na minha opinião só justifica você defender a previdência se você for da parcela que lucra com esse esquema absurdo: Funcionário público.

Como nosso sistema está fadado ao fracasso e ao colapso é extremamente prudente/necessário buscar uma forma de complementar a renda e garantir o futuro financeiro através do esforço próprio. Apesar de ser quase uma obrigação a educação financeira, percebo que isso está tão distante da população como um todo que não me assusto nosso país estar na situação atual. Se as pessoas não se preocupam com o próprio dinheiro por que preocupariam com o dinheiro dos outros ( Cabe lembrar que o dinheiro púbico é meu e seu também mas nem todos tem essa visão).

Confesso que me assusto com a desinformação das pessoas com assuntos simples relacionado a finanças, as vezes convivo com pessoas que tem um alto grau de instrução e salário mas vivem
endividados. Há algum tempo decidi não comentar com as pessoas sobre finanças, percebi que isso aumentava a inveja alheia e criava uma falsa impressão de que sou rico ( no imaginário popular
só preocupa em investir quem já é rico). Lembro que comentava por alto certas questões no serviço e um gestor me chamou na sala dele e perguntou em que deveria investir, falei que não poderia
indicar apenas sugeri o que eu mesmo estava investindo ( na época era um CDB do intermedium com liquidez diária), ocultei que tinha ações e fundos imobiliários.Para minha surpresa o gestor disse
que aplicaria mas que se tivesse prejuízo a responsabilidade seria minha, prontamente respondi que se fosse assim ele deveria dividir os lucros comigo, e claro, o assunto morreu.

Este fato em particular chamou minha atenção e lembrei de diversas vezes que fui abordado por alguém perguntando em que investir, e sempre me vem a mente uma nutricionista que responde como emagrecer: exercícios, dieta, controle alimentar, operação e por aí vai. Para alcançar um objetivo temos diversos caminhos possíveis, mas todos querem o mais curto sem esforço.

Muitas pessoas querem virar construtor, mas não querem fazer o primeiro imóvel, querem comprar e vender gado, mas não querem ter que cuidar das criações. Essa cultura de querer voar antes de engatinhar nos leva a armadilhas, que são muito dolorosas diga-se de passagem. O processo do aprendizado pode ser agradável e proveitoso, é o velho aprender não ocupa espaço. Toda vez que contrato um serviço procuro observar como ele é desenvolvido, para em futuras situações saber o preço justo a pagar por um serviço de qualidade.

Após parar de comentar com as pessoas sobre investimentos toda vez que sou perguntado sobre o assunto falo que estou aplicando apenas em poupança porque preciso o dinheiro em mãos. Outra saída é falar que estou construindo, porque poucas pessoas se interessam. Claro que as vezes aparecem pessoas interessadas em aprender e pedem um norte, claro que ajudo com o que posso, com indicações de leituras e simuladores, evitando ao máximo expor minhas operações.

Mesmo com o futuro que se desenha as pessoas se agarram a greves e direitos, o que demonstra com clareza por que somos um país de terceiro mundo. Este país não irá avançar enquanto as famílias não
criarem uma consciência financeira e política. Toda vez que um político diz defender o direito de um trabalhador, ele está sendo muito bem pago por isso, já disse em outros posts " NÃO SEI O QUE CUSTA  MAIS CARO PARA NOSSA NAÇÃO: A BUROCRACIA, A CORRUPÇÃO OU A INCOMPETÊNCIA", no fim eles se completam de forma exponencial nos levando ao buraco que estamos.

O máximo que posso fazer é tentar fazer a minha parte, economizando, investindo e tentando garantir o meu futuro e das pessoas que me cercam. Aconselho vocês a fazerem o mesmo, pois depender de QUALQUER governo é  se sujeitar a migalhas e ainda ser obrigado a agradecer ( vide o que o PT fez no nordeste).

E vocês meus amigos, como se preparam para o futuro?

Um abraço,

Investidor doméstico.




3 comentários:

  1. Iniciando a leitura. Interessante a proposta. abraço

    ResponderExcluir
  2. A maioria pensa que basta um empurrãozinho para ganhar dinheiro fácil... educação financeira tinha que vir desde a escola, ao menos uma introdução !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Stifler, mas ao invés disso alguns acham que devem ensinar ideologia de gênero em escolas. Torço para que chegue o dia que isso se torne realidade (educação financeira).
      Um abraço,
      Investidor doméstico

      Excluir