domingo, 26 de agosto de 2018

TODO HOMEM DEVERIA ENTENDER DE CONSTRUÇÃO - Faça você Mesmo -

Meus amigos leitores deste blog, seguimos rumo ao desenvolvimento pleno!!!

Como já disse anteriormente, fui criado em obra, trabalhava com meu pai que aprendeu a profissão de pedreiro sozinho e a transformou em fonte de renda. Por ser familiarizado na área, tenho grande parcela ( Ou quase totalidade) de meus investimentos em imoveis, que me geram uma renda extra e aumento de patrimônio. Como lido com imóveis a tanto tempo, acabei adquirindo experiência na área, as vezes converso com alguém e percebo que a inexperiência da pessoa com obras causa um grande prejuízo, perca de tempo e qualidade de vida, pois é muito comum pedreiros que se aproveitam das pessoas e cobram caro por serviços simples e desenvolvem um serviço sofrível.

Dito isto, acredito que todos deveriam ter o mínimo de conhecimento em construção, não defendemos que todos devem se preocupar com finanças por que lidamos com dinheiro diariamente? o que falar de construção, já que moramos em casas? Minha esposa tem uma amiga que o marido não sabe parafusar um quadro na parede, quando precisa de algo ela chama o pai dela ( particularmente acho isso uma humilhação).

Não quer dizer que todos deveriam ter o conhecimento de um pedreiro ou mestre de obra, o conhecimento deve ser proporcional ao objetivo: Se você tem um apartamento comprado na planta deve ter um conhecimento mínimo para manutenções emergenciais e para intervenções para melhoria de estética ( para pagar um preço justo no serviço desenvolvido) mas se você quer adquirir um lote para construir e morar ou para investimento deve buscar um conhecimento maior, pois várias vezes será perguntado pelo profissional o que fazer e quando fazer. Conhecendo do serviço você irá valorizar o que será desenvolvido, não nos esqueçamos que um bom profissional deve ser valorizado e terá uma noção razoável do gasto antecipadamente, caso não tenha nenhuma surpresa no percurso consigo acertar com uma margem de 10% o gastos das intervenções que faço.

Para exemplificar o quanto pode pesar o conhecimento em construção vou citar 3 exemplos, 2 são  comigo e outro é um amigo que se aventurou construindo. Meu amigo, irei chamar de RAMBO, Rambo comprou um lote , fazendo divisa com o meu, me viu construir e resolveu começar sua obra também ( a renda de Rambo era 3 vezes a minha)  mas não entendia muito de obra. Vou resumir: o pedreiro de Rambo cobrou 2 vezes o praticado no mercado, o serviço foi tão ruim que tinham algumas colunas sem fundação, elas estavam apenas acima da terra. Apesar de todos meus alertas, o pedreiro bebia cachaça na obra e fazia churrasco enquanto trabalhava, Rambo não quis ouvir e ao fim da etapa chamou um engenheiro para avaliar o serviço, o engenheiro condenou tudo e orientou jogar no chão e começar novamente. Em conversa com Rambo ele disse que o prejuízo foi de R$ 20 mil Temers, eu porém acho que foi mais.

Os 2 exemplos comigo, em uma situação eu tive que rebocar um dos imóveis, uma manutenção evolutiva que já estava planejada. O serviço foi por volta de 130 metros de reboco, com uma parede muito torta pois o serviço anterior não ficou bom, o pedreiro pediu 1600 reais e desenvolveu em 9 dias. Se eu trabalhasse com ele o gasto seria por volta de 900 reais, mas como reboco é muito pesado preferi pagar um pouco a mais e apenas acompanhar. Já na segunda situação, eu aluguei o último imóvel vazio ( caminho para vacância 0), a locatária solicitou algumas melhoras e resolvi
 fazer algumas a mais para valorizar o imóvel que estava muito caído. Dentre as melhoras que eu quero fazer vou forrar a casa com PVC e azulejar a varanda, fiz o orçamento do material do PVC e ficou em 900 reais, eu e o pedreiro gastaríamos de 2 a 3 dias para desenvolver o serviço totalizando 1200 reais, porém encontrei um profissional que compra direto na fábrica que cobra 930 reais material e mão de obra, com uma chorada faz por 900 reais. Pronto, menos mão de obra e mais barato agora só resta fiscalizar o serviço.

Essa parte merece um parágrafo a parte, a cerâmica na área já foi comprada, e acredito que o pedreiro gastaria de 2 a 3 dias para fazer o serviço, como tenho outros imóveis que terei que instalar cerâmica em um futuro próximo irei começar a aprender a instalar junto com o pedreiro, já assisti diversos vídeos no youtube ensinando como fazer e já tenho as ferramentas necessárias, agora é ir para a prática. Pode delongar o serviço um pouco, pois quero aprender bem, mas esse investimento será recuperado no futuro, cabe ressaltar que não irei desenvolver esse serviço sozinho nem pretendo trabalhar para outras  pessoas, irei trabalhar somente para mim e sempre em conjunto com o profissional, para diminuir o valor e o tempo gasto, o que para mim é essencial. Percebi com minha experiência que toda vez que trabalho em conjunto com o profissional mesmo sem executar, só auxiliando, diminuo os gastos em 40%, diminuição esta que pode resultar em mais material e consequentemente mais serviços com  o mesmo valor gasto.

Para aprender, hoje em dia temos diversas ferramentas disponíveis, eu particularmente gosto muito do youtube, se você digitar como fazer ....... quase que com certeza tem alguém descrevendo a atividade. Gosto muito desses vídeos e já economizei muito dinheiro acompanhando, pois como disse acima, se você conhecer do serviço sabe pagar o preço justo ( nem sempre devemos buscar o mais barato). Quem detém o conhecimento detém o poder, infelizmente se você não sabe nada paga o preço por isso, normalmente o preço é alto, não esperem caridade das pessoas é cada um defendendo o seu.

É isso aí meus amigos, demonstrei com experiências vivenciadas por mim que conhecendo de construção você consegue economizar e garantir um serviço de maior qualidade. Busquem se qualificar e aprender o mínimo possível para não ficar a mercê da boa vontade das pessoas, mais cedo ou mais tarde temos que fazer uma manutenção em nossas casas, por mais simples que seja é melhor não ser pego de surpresa. Gostaria de saber de vocês: Qual sua experiência com obras e quanto essa experiência/falta de experiência já te ajudou ou prejudicou?

Um abraço,

Investidor doméstico.



5 comentários:

  1. É bom ter um bom conhecimento de construção civil!

    Até para quando tivermos que fazer alguns reparos na casa, conseguirmos contratar bons profissionais e ver se o trabalho, foi bem feito.

    Ter noção de construção civil, pode evitar muitos problemas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala dinheiro Investimento e Lazer, Realmente a pessoa que tem conhecimento não compra gato por lebre e pode evitar muitos problemas!!!!
      Um abraço,
      Investidor doméstico.

      Excluir
  2. Eae meu parceiro.. Voltei com o blog , se puder adcionar novAmente.. FDC.

    http://peaoplayboy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. E aí, Investindo na Independência Financeira!

    Tem uma frase que gosto muito: ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.

    Sou adepto desse aprendizado pela internet e muitas vezes quando estou de bobeira simplesmente passo o tempo vendo vídeos desse tipo.

    A geração atual não sabe o poder que tem; estou na casa dos 30 e sei muito bem como as coisas evoluíram até tal ponto. Sou do tempo da internet discada! HAHAHA

    Abs.

    Papai dos Investimentos
    http://papaidosinvestimentos.wordpress.com/

    ResponderExcluir