sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Como você encara o preconceito alheio???- VENCENDO O VITIMISMO -

Meus amigos leitores deste blog, seguimos rumo ao desenvolvimento pleno!!!!

Não é segredo para meus leitores que eu não sou o fã número 1 do politicamente correto ou do vitimismo, pois acredito que eles criam pessoas fracas que não aprendem a se defender. O mundo moderno é uma selva, uma guerra e, infelizmente as pessoas fracas de espírito são deixadas para trás ou são "engolidas" pelos leões.

Também não é segredo para ninguém que somos um país preconceituoso, ponto. Negar isso é tapar o sol com a peneira, porém o preconceito de hoje não é o mesmo de ontem, antigamente era comum vermos piadas de extremo mal gosto, hoje fazer esse tipo de piada expõe o autor a uma situação mais ridicularizadora do que o alvo. O preconceito se materializa em diversas faces, sendo os mais comuns sociais e raciais, eu particularmente acredito que o preconceito maior é o social, se você é pobre pode ser branco, negro, amarelo ou índio as pessoas vão olhar torto para você e achar que você é um derrotado na vida. Dependendo do ambiente que está será visto como um provável ladrão ou um pedinte.

Dito isso, agora que aceitamos que somos preconceituosos sim ( Normalmente um preconceito velado), quais opções nós temos? 1- Reclamar do preconceito e se trancar na sua cápsula 2- aceitar isso e tocar o foda-se, aproveitar e usar a seu favor, além de buscar provar que estão errados vencendo na vida e aproveitar as oportunidades.

Para exemplificar as possíveis reações da "vítima" vou abordar 2 casos reais vivenciados por mim em meu trabalho. Chamaremos os atores de 01 e 02, 01 e 02 exercem função de chefia (indiretamente são meus chefes), recebem muito bem para o padrão brasileiro e são negros.

01 é casado, tem filhos, é ativista da causa negra, acredita que o governo deve intervir em favor da população negra pois eles são menos favorecidos. 01 mantém contato com outras pessoas que militam em favor da causa e acredita haver uma dívida histórica. Há um tempo atrás joão fez uma viagem para um destino turístico do meu estado e lá hospedado foi abordado por outro hóspede sendo confundido com um funcionário, o que segundo ele se deu pela cor e estragou a viagem, já tendo ocorrido outras vezes.

Já 02 também é negro, separado e tem filhos, recebe muito próximo ao salário de 01. 02 É um cara boleiro, se veste muito bem e realmente curte a vida. Pessoalmente é o cara que conheço que mais pega mulher, realmente é inacreditável, pois as mulheres cantam 02, eu já vi pessoalmente e é muito engraçado de se ver. Outro dia estive perguntando 02 se ele acredita haver preconceito contra negros, e ele me disse que existia sim mas é velado, muitas vezes a pessoas enxerga (o preconceito) contra si, atraindo pensamentos e situações desagradáveis, como ele não presta muita atenção nisso, não percebe se ainda existe, mas  deve existir. Parafraseando 02: "Se tem preconceito eu não sei, eu só quero é comer buceta" e acreditem ele come DEMAIS. Como tenho mais intimidade com 02 ele me mostra os aplicativos de paquera, e vi com meus próprios olhos 3 mulheres que deram match (curtiram), são bem mais novas, brancas e GOSTOSAS, ele perguntou o porque do match e elas afirmaram com todas as palavras que preferem MELANINA.

Essa discussão desde que levada com seriedade e sem extremismos é muito proveitosa, pois acredito que o preconceito deve ser combatido por meios realmente eficazes. Como disse anteriormente nós somos preconceituosos e dizer que não é fugir de um problema iminente. O problema é: Como podemos enfrentar esse preconceito??? Conforme os relatos acima temos 2 formas de enfrentá-lo, reclamando e lutando pela causa e; a outra forma é ignorá-lo e vencer com atitudes reais e ignorando-o. Eu ACREDITO  que quando você potencializa determinado problema ele vem ao seu encontro como uma assombração, parece que você o atrai e todas as situações possíveis irão ocorrer com você, te incomodando ao máximo. Já quando você tem determinado problema, sabe dele mas o ignora ( não esquece mas acredita que ele é muito pequeno diante das suas soluções), percebe que você é maior que aquilo, sua percepção do preconceito vai diminuindo até se tornar imperceptível. Vimos que o preconceito não acabou, mas sua forma de enfrentá-lo mudou, e acredite isso pode e deve ser aplicado nas diversas facetas da vida, se pratica uma religião e sofre preconceito por isso apenas ore pelas pessoas, se é ateu e tem um crente pregando para você ignore-o e mude para um assunto comum sem necessitar de um embate direto onde ninguém vence e todos ficam ressentidos.

Se eu tivesse capacidade para dar algum conselho aconselharia meus fiéis leitores a entenderem que somos preconceituosos sim, mas a pior forma de lidar com um preconceituoso é lhe dar ibope, as pessoas idiotas merecem ser ignoradas, se vejo uma publicação de uma feminista que não concordo o que eu faço? Se vejo uma publicação esquerdista defendendo mais estado e mais impostos o que eu faço?? Se vejo alguém defendendo algum tipo de cota ou alguma punição para empresários ( Em forma de imposto) ou que eu faço?? Se vejo alguém defendendo o aborto  ( que eu não concordo) ?  A RESPOSTA PARA TODAS AS PERGUNTAS E PARA O TÍTULO DO POST É EU IGNORO, PORQUE AS PESSOAS IDIOTAS NÃO MERECEM MEU TEMPO E CONSIDERAÇÃO.

Parem de valorizar o que não deve ser valorizado, parem de dar ibope a quem não merece e principalmente parem de se preocupar com o que não agrega nenhum valor em nossa vida. Dessa forma meus amigos, desejo que todos se desapeguem do vitimismo por que ele trás prejuízo para a própria vítima, não existe oportunidade melhor para um aproveitador ( mulher, político, estelionatário) do que uma pessoa fraca emocionalmente ou com síndrome da vítima. Desejo que todos se desenvolvam em todas as áreas.

Um abraço,
Investidor doméstico.




7 comentários:

  1. Olá ID,

    Parabéns pelo post. Eu concordo com você que o brasileiro tem mais preconceito com a situação financeira da pessoa.
    Eu não concordo com esse pessoal que o Brasil tem dívida com os negros. Isso já passou, agora é bola para frente. Quanto mais a pessoa ficar reclamando ela vai perder tempo e não vai conseguir nada.

    Eu faço como você. Ignoro essas coisas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala cowboy, realmente quando a pessoa reclama a maior prejudicada é ela mesma. Bola para frente e vamos procurar algo construtivo.
      Um abraço,
      Investidor doméstico.

      Excluir
  2. Boa pergunta, em uma postagem anterior falei sobre isto, eu encaro da seguinte forma, levanto a cabeça e sigo em frente. Apenas isto! Não há nada o que fazer, como mudar o pensamento das pessoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mordor, ninguém é obrigado a gostar de ninguém, porém é obrigado a respeitar. Então muda o pensamento acho inviável, mas devemos exigir o respeito. Como disse, pessoas idiotas não merecem o nosso ibope, merecem ser ignoradas.
      Um abraço,
      investidor doméstico.

      Excluir
  3. Faltou falar, racismo é crime, assim como injúria racial. Esses exemplos que você colocou são a minoria dos negros. A minoria da minoria.
    Vejo que a dificuldade maior é do próprio negro se reconhecer negro. Existem atenuant es, chamam de moreno, queimado, bronzeado...
    Liberdade sem igualdade de oportunidades é exploração da miséria alheia.

    ResponderExcluir
  4. Como Chinaski disse acima, o próprio negro é quem mais pratica racismo. Não há duvidas que ainda existe racismo de forma em geral, mas ai ter divida histórica, até quando teremos que pagar? rs

    ResponderExcluir
  5. Grande post Investidor, como dizia Nicolau Maquiavel, o homem é MAU POR NATUREZA. Por exemplo antigamente eu tinha preconceito por pessoas que faziam parte de outras religiões que não era a mesma que a minha, mas com o passar do tempo percebi q esse preconceito não nos leva para o lugar algum, não nos faz evoluir, por isso ja faz anos que eu ja ném me preucupo com isso, cada um faz a sua vida, cada um segue oque acredita mesmo sendo certo ou errado.

    Em outras palavras, eu so me importo com a minha evolução.
    Abraços do Cobra

    ResponderExcluir