sexta-feira, 17 de agosto de 2018

VIVA A VIDA COMO MARATONA, NÃO COMO UMA PROVA DE 100 METROS

Meus amigos leitores deste blog, seguimos rumo ao desenvolvimento pleno!!!!

Como muito já debatido neste humilde espaço, o homem moderno deve buscar se desenvolver em diversas áreas, entre elas a financeira, física e emocional. Confesso que tenho mais facilidade na área financeira, tenho a impressão de ser mais fluido, mais natural. Quem já leu os livros da série Pai Rico Pai Pobre (não me lembro qual dos livros) irá se recordar uma parte onde o Autor, Robert Kiyosaki, tem um casal de amigos extremamente fitness que tem muitos problemas com as finanças. O senhor Robert afirmou que gostaria de ter a disciplina física dos amigos e os amigos desejavam ter a disciplina financeira que ele tem. Com proporções muito menores, tenho o mesmo problema que o Robert, sou extremamente disciplinado na área financeira e tenho muita dificuldade na área da alimentação, se estabeleço uma meta financeira, tenho pouca ou nenhuma dificuldade para segui-la     ( minhas metas são realistas), já as metas alimentares/físicas tenho um pouco mais de dificuldade de cumpri-las.

Para tentar driblar essa dificuldade na área física e alimentar tenho adotado a técnica da maratona. Imaginem o esforço físico de um maratonista e o de um corredor de 100 metros, o maratonista tem um esforço contínuo  prolongado porém com ritmo menor, já o corredor de 100 metros atinge um ritmo muito rápido, porém ele vai ao extremo em pouco tempo e não consegue prolongar esse ritmo. É muito fácil perceber que o maratonista vai muito mais longe, alcança distâncias maiores e para isso ele se vale de um preparo que busca a constância em detrimento da velocidade.

Os letrados em finanças pessoais sabem que para alcançar o sucesso financeiro é muito mais fácil buscar a constância, ou ser constante. Você aumenta seu patrimônio/renda passiva fazendo aportes rotineiros e contínuos, é muito difícil você acertar o CÚ DA MOSCA portanto tentar aquela jogada de mestre normalmente te leva PERDER dinheiro e criar uma falsa esperança de enriquecimento rápido. Eu particularmente vi uns 2 casos de pessoas que ganharam MUITO dinheiro com bitcoin, porém após ganharem ficaram gananciosos e perderam quase TUDO. Já do outro lado da moeda conheço MUITAS pessoas que sempre foram disciplinados e conseguiram um patrimônio razoável valendo-se dos juros compostos. Para aumento de patrimônio temos 3 variáveis: Aporte, taxa e tempo, normalmente as pessoas se preocupam com a taxa, porém deveriam se preocupar com o aporte e o tempo, o Bastter tem uma frase onde ele afirma que taxa não ganha de tempo nem de aporte.  Utilizei a calculador disponível em https://carteirarica.com.br/juros-compostos/# para fazer uma simulação: Se você aportar 5 mil reais de uma vez  por um período de 3 anos a uma taxa de 2% ao mês terá ao final do período acumulado R$10.199,10.... Já se ao invés disso você aportar 300 reais por mês durante o mesmo período a uma taxa de 1% ( a metade da anterior)  terá acumulado no período R$ 12.922,80.

Como vimos no exemplo acima, em um mesmo período com uma taxa metade da outra o resultado final foi de quase 2 mil reais de diferença. Peço que você que chegou nessa linha volte ao parágrafo anterior e me responda uma pergunta: O que é mais fácil desembolsar 5 mil reais de uma vez ou juntar 300 reais do seu salário mensalmente???  Ao atingir essse montante de 12.992,80 você pode comprar algo que desejar ou aplicar esse dinheiro, imaginem que consiga aplicar a uma taxa de 0,8% ao mês ( que é plenamente alcançável) você terá 103,92 por mês a mais na sua renda mensal, e poderá reaplicá-lo ou comprar algo que deseja com esse valor TODO MÊS sem diminuir em UM CENTAVO no seu orçamento. Neste nosso exemplo estamos falando em um horizonte de 3 anos, imaginem isso durante 10, 15, 20 anos como isso pode crescer e te trazer um conforto enorme. Viram como é muito mais fácil ser constante do que acertar o cú da mosca? Como disse anteriormente, é mais fácil encarar as finanças como uma maratona, aumentando os seus aportes de forma constante e sustentável, aumentando o montante total e renda passiva, dependendo do objetivo.

Na área alimentar estou tentando aplicar os mesmos conceitos, sempre que começava a correr, empolgava, cometia excessos e acabava machucando, ultimamente sofria muito com canelite. Agora estou fazendo reforço muscular, aumentando a distâncias aos poucos e tentando uma melhora constante. Na musculação, sempre aos poucos e procurando melhorar um dia após o outro ( estou parecendo membro dos alcoólicos anônimos), sem nenhuma meta mirabolante e ganhos rápidos. Minha alimentação estou melhorando aos poucos, diminuindo os carboidratos durante a semana. Para aumentar a sensação de saciedade aumentei muito meu consumo de carnes e  ovos. A noite faço um misto, omelete ou peito de frango e como uma granola. Ao invés de dietas de passar fome estou diminuindo aos poucos, de forma sustentável, agora busco uma reeducação alimentar que seja viável pensando daqui a 10, 15 anos, pois estou em uma maratona.

No quesito estilo, compartilhei anteriormente que todos os meses estou comprando uma ou 2 camisas para musculação ( Nike, Adidas,Puma, Under  Armour), outro dia fui contar e tinha 10 camisas em estado de bom ou ótimo. Estou renovando meu guarda roupa também com roupas melhores com a mesma estratégia todo mês uma camisa e de tempos em tempos uma calça. Já em casa de tempo em tempo faço uma manutenção para melhoria, apliquei um efeito 3D na parede da sala e rebaixei o teto com gesso.

Então meus amigos, em todas as áreas de minha vida tenho seguido uma estratégia conservadora, buscando a constância, sendo disciplinado e seguindo a estratégia. Apenas com saúde e alimentação eu tentava "milagres" e dietas muito agressivas, que não davam resultado. Ao mudar de estratégia estou perdendo peso, ganhando saúde e músculos, devagar mas firme e forte. Espero que vocês tenham um desenvolvimento pleno, constante e sustentável pois não adianta bancarmos os espertões, o máximo que conseguiremos é ser o bobo do dia. Temos um ditado no serviço: todo dia sai um bobo de casa, ele só precisa encontrar com alguém mais esperto que o prejuízo será enorme. Espero ter ajudado com essa mensagem: Levem suas vidas como uma maratona, que vocês chegarão muito longe!!!!

Um abraço,
Investidor doméstico

           

3 comentários:

  1. Bom texto, infelizmente a If não é para pobres, eu seguia pobretão sonhava com a If mas os anons rambinhos destruíram os financistas!

    Oque resta agora para o pobre sem atributos intelectual, ignorantes financeiros? A vida é dura!

    ResponderExcluir
  2. Realmente Anjo da Real, infelizmente os haters derrubaram muitos blogs bons. Agora o que resta para a galera que você disse na minha opinião é desenvolver o máximo possível dentro das possibilidades de cada um.
    Um abraço,
    Investidor doméstico.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo Post, realmente, é complicado focar na disciplina da maratona.

    Propósito, Disciplina e Paciência.

    Abraço.

    ResponderExcluir