sexta-feira, 10 de agosto de 2018

COMO AVALIAR SE UM INVESTIMENTO É O IDEAL PARA VOCÊ - Pontuando para vencer -

Meus amigos Leitores deste blog, seguimos rumo ao desenvolvimento pleno!!!!
Primeiramente, gostaria de agradecer aos novos e antigos leitores, saí do zero e tenho um bom número de leitores (não vou divulgar a quantidade para vocês superfaturarem suas idéias). Se você tem um blog com uma mensagem bacana e gostaria de divulgá-lo vamos formar uma parceria, eu divulgo o seu e você divulga o meu ( Nos blogrolls).
Voltando ao assunto do tema proposto no artigo de hoje, vira e meche vemos alguém perguntando em algum blog ou em conversas do cotidiano no que a pessoa deveria investir. Essa é uma pergunta que deveria ser evitada, pois delegar para os outros uma decisão tão importante pode não ser uma boa idéia. Quando você quer arrumar uma mulher você pergunta alguém qual mulher é a melhor para você? Quando você quer um carro, pergunta para alguém qual o melhor carro para você? Percebemos que algumas decisões cabem apenas a nós, e delegá-las a outros pode nos custar muito caro e levar a desgastes desnecessários. Pensando nisso gostaria de SUGERIR um método com alguns passos que costumo utilizar para avaliar as opções de investimentos. Confesso que estou rindo nesse momento, ao ler o título do post, pois parece aqueles comerciais de venda, peço que levem na esportiva, foi apenas uma brincadeira.
Esse método que costumo utilizar se baseia em alguns CRITÉRIOS e a determinação de um peso para cada uma das variáveis, onde umas tem um peso maior que o outro. O resultado final será sempre o que é buscado naquele investimento. Para não ficar obscuro, se o que eu quero é rendimento o rendimento pesa mais, se o que mais quero no momento é liquidez a liquidez tem um peso maior. Para não ficar enrolando vamos para os critérios e onde eles se encaixam.

CONHECIMENTO: Esse ponto é mais fácil de explicar e mais difícil de aplicar. Você conhece um investimento se identifica do que ele é composto, origem, objetivo, possíveis rendimentos e riscos envolvidos. É difícil de aplicar por que somos soberbos, e acreditamos ter mais conhecimento do que temos, seguimos dicas e não buscamos estudar a fundo. É de extrema importância conhecer um investimento antes de se aventurar nele, eu tenho um conhecimento razoável na construção de imóveis para aluguel, mas tomei "chapéu" na ligação elétrica, resultado? 1400 reais de prejuízo em uma manutenção emergencial. Se quer investir em ações estude o mercado, riscos, conheça a empresa, se quer investir em imóveis, estude a lei de postura do município, conheça o básico de construção e microeconomia, se quer renda fixa, estude sobre o FGC, IPCA, SELIC (não irei abordar cada um dos temas no post, mas se ficou em dúvida de ALGUM pergunte nos comentários que terei o prazer em auxiliar).

RENDIMENTO: O rendimento nada mais é do que algo que determinado investimento pode te proporcionar a mais que o montante inicial. O rendimento pode ser fixo, misto ( Uma parte fixa e uma parte variável) e totalmente de variável, ao avaliar o rendimento podemos inclusive estimar o rendimento estimado, você não sabe quanto receberá de aluguel de um imóvel físico ou de um fundo imobiliário, não sabe quanto receberá de uma ação de determinada empresa. Mas é de extrema importância saber a estimativa de retorno de um determinado investimento, pois caso contrário seria melhor enterrar o dinheiro em local confiável ou colocar de baixo do colchão ( Estou sendo irônico).

LIQUIDEZ : A liquidez é a facilidade em que um investimento pode ser convertido em dinheiro. Se tenho a ação X como faço para ela virar dinheiro corrente (TEMERS) ? Se tenho um lote/casa como faço para transformá-lo em dinheiro? E gado? Normalmente é vendendo. Ao se avaliar determinado investimento devemos ter em mente sua liquidez, ou seja, como aquela peça física ou virtual será convertida em dinheiro, se preciso de dinheiro sempre disponível será que a melhor opção para mim é um imóvel ou gado? A resposta É..... Depende, pode ser que vender uma vaca onde você mora é fácil, ou pode ser difícil.

O PROJETO EM SI: Se você acha que a bolsa de valores é um cassino ( E NÃO É), pode ser que não seja interessante para você investir na bolsa. Se você não gosta da lida com animais, com peão, pode ser que gado e construção não sejam o ideal para você, se você assim como EU não vê lógica em criptomoedas por elas não terem lastro não tem lógica você investir nelas. No final acredito que a pessoa deva investir em algo que gosta e se sente confortável ( mas que seja rentável), eu particularmente tenho aversão em investir em empresas públicas, pois vivemos em um país socialista em que o governo se preocupa com a próxima eleição, não o quero como sócio de forma alguma.

OBJETIVO: Como disse anteriormente, seus investimentos devem estar alinhados aos seus objetivos, se você quer apenas acumular patrimônio NESSE MOMENTO deve buscar o que paga mais com a maior segurança possível, se quer renda extra deve buscar algo que proporcione renda, se é avesso a riscos deve buscar o maior rendimento com menor risco possível ( Normalmente tesouro direto). Se precisa do dinheiro sempre disponível deve buscar liquidez.

RISCOS: Tudo na vida tem risco, negar isso é fugir de problemas iminentes, você deve estar ciente de todos os riscos de determinado investimento, eu particularmente fujo de bancos pequenos que pagam taxas exorbitantes em CDBs pois por que eles pagam tanto??? por que ninguém quer emprestar para eles.

GARANTIAS: Qual a garantia determinado investimento te proporciona? Lotes tem o próprio imóvel, gado tem as vacas/bois que você pode matar e comer se assim desejar. O tesouro direto tem o nome do governo que para muitos não vale nada mas financia esse monte de barão aí, portanto se o governo não paga não adianta nada ter dinheiro, ações e muito envolvido por aí.  Um bom exemplo é a Venezuela, o governo parou de pagar as dívidas, o emprego sumiu e a fome se espalhou. Se você garantias totais, acredito que você deva comprar um sítio, plante e comece a produzir os alimentos para sua subsistência ( mas ainda dependerá do clima) .

Como vimos, para determinar em que investir temos que levantar diversos dados antes de tomar a decisão e levamos em conta também experiências pessoais anteriores. Com base nesses levantamentos devemos pontuar o que é mais importante, se você quer liquidez, e renda, pode ser interessante a renda fixa ( Temos um dos maiores juros reais do mundo) se você tem maior conhecimento em alguma área, a tendência é dar maior peso ao seu conhecimento, se tem maior afinidade com um determinado projeto a tendência é dar uma atenção maior a ela. No fim a escolha é extremamente particular, eu tenho um conhecimento maior ( É o que mais domino) e tenho mais afinidade com imóveis de aluguel, que é a maior parte de minha carteira, em minha reserva de emergência necessito de liquidez e segurança, deixo uma parte na conta corrente de um grande banco e um CDB com liquidez diária 105% CDI do banco INTER. Para diversificação, entendendo os riscos, pretendo voltar as ações de boas empresas como ITAÚ e EGIE e fundos imobiliários, por priorizar a renda.

E vocês, meus amigos, o que acharam do método de avaliação de um investimento? Vocês levam em consideração mais algum ponto não abordado no post?
Um abraço,

Investidor doméstico.


5 comentários:

  1. Excelentes critérios, concordo com você.

    Conhecimento, projeto, objetivo, liquidez, rendimento, riscos e garantais, são essenciais para investir.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  2. Investidor, voce esta parecendo um professor, explicando tudo nos minimos detalhes

    ResponderExcluir